Lista Real de Karnak


A Lista real de Karnak foi esculpida no templo de Amón em Karnak e se encontra atualmente em uma sala do Museu do Louvre.

Contém uma lista de faraós ordenados cronologicamente. Originalmente mostrava 61 cartuchos dos quais 50 são legíveis, vão de Neferkara até Tutmosis III. É omitido os faraós da XIV dinastia e os mandatários hicsos. Das dinastias XIII, XV e XVI só é mencionado uns 35 faraós no total.

Essa lista é de suma importância por ser um dos poucos e escassos documentos conhecidos que menciona os nomes de alguns reis do segundo período intermediário do Egito – o outro é o Papiro Real de Turim.

Estava gravada em uma pequena câmara de Ajmenu no Templo de Amón, a chamada Sala dos Antepassados: Tutmosis III  aparece entrgando oferendas a seus antecessores, os 61 reis ali nomeados.

Esta câmara foi descoberta no século XIX. Em 1843, Prisse d’Avennes desmontou e roubou os blocos levando-o de contrabando para Paris. No templo de Karnak foi substituído por uma cópia bem fiel ao original. Mas não é original…. Aliás, o Egito foi muito saqueado, obras de grande valor histórico estão distribuídas por todo o mundo, boa parte delas provenientes da violação dos túmulos e outros roubos.

Lista Real de Karnak - Pesquisador Urandir

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>