12ª Dinastia Egípcia


Esfinge de Amenemhat II - XII dinastia - Pesquisador UrandirA XII dinastia egípcia é a mais estável entre todas as que lhe antecederam. A capital do período era inicialmente Tebas e depois foi transferida, pelo Rei Amenemhat I, para uma cidade chamada “Amenemhat-itj-tawy” (Amenem-hat, o Senhor das Duas Terras), também conhecida somente por Itjtawy. A localização desta capital ainda não foi descoberta, mas acredita-se que seja próxima ao Fayum.

A dinastia XII transcorres do ano de 1980 a.C até 1790 a.C. Os egiptólogos consideram essa dinastia o período de apogeu do Império Médio do Egito. O nome e sucessão de seus governantes se encontram em vários documentos. Se registrara listas reais em todos os templos de Abidos e em um de Saqqara, assim como os textos de Maneton. A cronologia da XII dinastia é uma das melhores estabelecidas do período que antecedeu o Império Novo,

Os egiptólogos consideram esta dinastia o ápice do Império Médio.

Amenemhat I que fundou essa dinastia, mantinha seus exércitos em campanhas no sul, até a segunda catarata do Nilo e aos redores do Oriente. Também foi restabelecida as relações diplomáticas outros povos, principalmente os governantes da aréa do mar Egeu.

Seu filho Senuseret I prosseguiu com as conquistas de seu pai, com expedições ao sul até a terceira catarata do Nilo, porém os governantes seguintes estavam satisfeitos em apenas gozar da paz e desfrutar os tributos trazidos pelos comércios.

Os faraós da XII estão documentados como os construtores do mais antigo canal de ligação comunicando o rio Nilo com o Mar Vermelho.

Foi nessa dinastia também que vemos a literatura do antigo Egito se aperfeiçoando. Talvez o melhor texto conhecido dessa época seja o texto História de Sinuhé, de lá foram recuperados muitas cópias de papiros.

A ordem de reinado dos faraós desta dinastia é conhecida de muitas formas – Listas encontradas em templos de Abidos e Saqqara, bem como no trabalho de Maneton.

 

Segue abaixo duas listas de governantes desse período:

  • Amenemés I (1991-1962 a.C.)
  • Sesóstris I (1971-1926 a.C.)
  • Amenemés II (1929-1895 a.C.)
  • Sesóstris II (1897-1878 a.C.)
  • Sesóstris III (1878-1841 a.C.)
  • Amenemés III (1842-1797 a.C.)
  • Amenemés IV (1798-1786 a.C.)
  • Sebekneferu (1785-1782 a.C.)

Lista de Faraós da XII Dinastia Egípcia - Pesquisador Urandir

Pirâmide de Senusret II em el-Lahun - XII Dinastia - Pesquisador Urandir Ruínas da pirâmide de Amenemés I em Licht - XII Dinastia - Pesquisador Urandir Estátua de Senuseret I em Heliópolis - XII Dinastia - Pesquisador Urandir Pirâmide mandada construir por Amenemés em Hauara XII Dinastia Pesquisador Urandir  Sesóstris III. Museu de Luxor - XII Dinastia - Pesquisador Urandir Cabeça de esfinge de Amenemés III em alabastro no Museu do Louvre - XII Dinastia - Pesquisador Urandir

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>