16ª Dinastia Egípcia


A XVI dinastia egípcia está compreendida no denominado Segundo PeríodoSituação do Egipto durante a dinastía XVI - Pesquisador Urandir Intermediário, e foi uma dinastia em que o poder do Egito estava divido entre governantes hicsos.

Essa dinastia coexistiu paralelamente com a XV dinastia, sendo esta, porém, composta por governantes hicsos de menor importância em Tebas e que influenciavam o Alto Egito.

A dinastia XVI do antigo Egito foi uma dinastia de faraós que governou no alto Egito durante aproximadamente 70 anos tendo como capital a cidade de Tebas.

Havendo sido considerada em primeira instância uma dinastia hicsa em vez de tebana, sua cronologia e origem étnico tem sido um intenso debate, assim como a datação absoluta de seus distintos reinados. Isso se deve em grande parte a escassez dos resquícios arqueológicos sobreviventes desse período.

No norte, paralelamente a evolução da XV dinastia que governava a maioria do território do país, Kim Ryholt propôs a existência de uma dinastia de Abidos, um reino de curta duração (20 anos) – surgido paralelamente a dinastia XVI – que havia governado a área perto de Abidos.

Essa hipótese é discutível e não goza de consenso dentro da comunidade acadêmica. No sul a dinastia XVI esteve ameaçada pelo reino de Kush, que ao final da dinastia XIII havia aproveitado a debilidade dos governantes egípcios para avançar e ocupar a área sul do Alto Egito.

Mesmo não se encontrando nenhuma tumba dos reis da XVI dinastia, é possível que sua necrópole real esteve localiada en Abu el-Naga, posteriormente necrópole da XVII dinastia. Ali foi encontrada a tumba da rainha Montuhotep esposa de Dyehuti, faraó que atualmente é identificado como o segundo dessa dinastia.

Do sarcófago dessa rainha também provém  um dos primeiros exemplares do livro dos mortos, o que talvez indique uma necessidade dos tebanos porfazer novas compilações de textos de seus rituais funerários quando não puderam acessar os arquivos dos escribas de Menfis.Caixa de cosméticos da rainha Montuhotep - Pesquisador Urandir

A maioria dos nomes dos governantes são sabidos atualmente graças ao Papiro de Turim, um documento, atualmente no Museu Egípcio de Turim, que contém vários nomes de soberanos e personalidades egípcias.

Lista de governantes da XVI dinastia.

  •     Seneb Kay
  •     Djehuti
  •     Sobekhotep VIII
  •     Neferhotep III
  •     Mentuhotep VI
  •     Nebiriau I   
  •     Nebiriau II
  •     Semenre
  •     Seuserenre
  •     Sekhemre Shedwast

Lista de Faraós da XVI Dinastia Egípcia - Pesquisador Urandir

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>