24ª Dinastia Egípcia


Estátua de Horus datada do Terceiro periodo intermediário Pesquisador Urandir

A dinastia XXIV vai de 727 a.C-715 a. C., durante o Terceiro Período Intermediário do Egito. Seus dois únicos governantes são contemporâneos dos dignitários de dinastias XXII, XXIII e XXV.
Tefnakht organizou uma aliança de governantes do Delta, com os que tentaram conquistar o Alto Egito; sua campanha alertou o rei da Núbia, Pié, que registrou sua vitória sobre Tefnact de Sais e seus aliados em uma célebre inscrição. Tefnact é sempre chamado de “O Grande Chefe do Ocidente” na Estela de Pié e outras duas estelas que datam dos anos 36 e 38 do reinado de Sheshonq V.

Bakenrenef, o sucessor de Tefnakht definitivamente assumiu o trono de Sais com o nome real do Uahkara. Sua autoridade foi reconhecida em grande parte do delta do Nilo, inclusive em Memphis, onde foram encontradas várias estelas no Serapeum de Saqqara, do ano 5º e 6º do seu reinado. Essa dinastia terminou quando Shabako, o segundo rei da dinastia XXV, ataca Sais, captura Bakenrenef e o queima vivo.

Olivier Perdu mostra que Shepsesra Tefnakht foi realmente Tefnakht II, um predecessor próximo de Neco I. Ambos os reis governaram como líderes locais de Sais, durante o tempo do rei núbio Taharqo.

Lista de Faraós XXIV dinastia - Pesquisador Urandir

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>