26ª Dinastia Egípcia


Escultura do oficial Bes - XXVI dinastia - Pesquisador UrandirA dinastia XXVI transcorre dos anos 664 a 535 a.C. Também dEstatua cubo de Padishahdedet - XXVI dinastia - Pesquisador Urandirenominada Saíta por ter sua capital em Sais. Foi a última dinastia nativa que governou o Egito antes da conquista persa. Essa dinastia é considerada o início do Período Baixo do Egito.

Originou-se na XXIV dinastia. Psamtik I era neto de Bakenrenef, e ao continuar a invasão assíria durante os reinados de Taharqo e Tantamani, foi reconhecido como único rei de todo o Egito.

Enquanto os governantes do Império Assírio estavam ocupados com rebeliões e guerras civis para manter o trono, Psamético formalizou uma aliança com Giges, rei da Lídia, e recrutou mercenários de Caria e Grécia para repelir ataques assírios.

Com o saque de Nínive, em 612. C. e da queda do Império Assírio, Psamtik II e seus sucessores tentaram obter domínio egípcio na região do Oriente Médio, mas foram repelidos pelos babilônios sob dominio de Nabucodonosor II. Com a ajuda de mercenários gregos, Apries foi capaz de conter as tentativas de conquista da Babilônia, mas os persas tomaram o Egito e seu rei Cambises II levou Psamtik III acorrentado a Susa.

De acordo com Maneton, na versão de Jorge Sincelo: A dinastia XXVI consistia de nove reis da Sais Neco tomou Jerusalém e levou o rei Jeoacaz para o Egito. Quando Jerusalém foi tomada pelos assírios, os judeus sobreviventes fugiram com Uafris

Abaixo a Lista de reis segundo Maneton

Lista de reis segundo Maneton - Pesquisador Urandir

Lista de reis da XXVI dinastia egípcia - Pesquisador Urandir

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>