3ª Dinastia Egípcia


A dama de Nésa - terceira dinastia - Pesquisador UrandirFalaremos um pouco sobre a terceira dinastia egípcia, mesmo tendo Djoser Faraó da terceira dinastia - Pesquisador Urandirpoucas referências arqueológicas documentadas. Reiteramos que a história das primeiras dinastias egípcias não são totalmente exatas, pois comumente a cada nova escavação, a cada novo achado a história muda, mudam seus personagens e por fim, muda tudo o que conhecemos. Por isso a grande dificuldade de traçar uma linha de tempo do Egito antigo e talvez por esse mesmo motivo essa história seja tão fascinante! Abaixo um resumo da da terceira dinastia como a conhecemos hoje.

 

A terceira dinastia é a primeira dinastia do Império Antigo, cuja capital era a cidade de Menfis. É muito difícil apresentar uma cronologia exata para o reinado dos seus soberanos. Além disso, em relação ao Faraó Nebka (Sanakht) não está ainda claro que posição deve ocupar neste dinastia, se primeira ou quarta; também não se sabe se seriam a mesma pessoa ou pessoas diferentes. Muitos egiptólogos contemporâneos acreditam que Djoser na realizada foi o primeiro e não o segundo rei dessa dinastia.

O Faraó Huni foi para muitos egiptólogos quem iniciou a construção da pirâmide de Meidum.

 

Abaixo a lista dos Faraós dessa dinastia – um grande quebra-cabeça que os arqueólogos tentam montar ao longo da história.

  •     Sanakht (ou Nebka): 2686-2665
  •     Djoser (Netjerirkhet): 2665-2645 ou 2628-2609
  •     Sekhemkhet (Djoser Teti): 2645-2638 ou 2609-2603
  •     Khaba    2638-2614 (JvB); 2603-2597
  •      Huni (Qa Hedyet?): 2597-2573

Lista de faraós da III dinastia - Pesquisador Urandir

Hieracompolis

Mapa do Egito Hieracompolis - Pesquisador UrandirHieracómpolis em grego, Nejen (fortaleza em egípcio) ou Kom el-Ahmar (monte vermelho, em árabe) foi a capital do Alto Egito durante o período pré-dinástico. De lá partiu Narmer para unificar as duas terras do Egito, o Egito Alto e o Egito Baixo. Posteriormente, a capital passou para Eileithyaspolis ( El Kab ) e, finalmente, tornou-se o centro administrativo do terceiro nomo do Alto Egito .Restos da pirâmide de Sekhemkhet terceiro faraó da terceira dinastia- Pesquisador Urandir

Hieracómpolis foi o centro do culto de Hórus , o deus tutelar dos monarcas das primeiras dinastias, sendo o soberano a manifestação de Horus na terra. Horus encarnou a área fértil vale do Nilo, e Seth a zona estéril, o deserto .

Hieracómpolis e a história da civilização egípcia

Surgem os primeiros núcleos proto-estado no do vale do Nilo em: Hieracómpolis, Nagada e Abydos. Na área de Hieracompolis foram encontrados vestígios de templos primitivos, que imitavam as humildes Referência a Sanakht  ou Nebka primeiro faraó da terceira dinastia - Pesquisador Urandircabanas dos habitantes do vale do Nilo .
A Paleta de Narmer exibe hieróglifos, embora os primeiros textos conhecidos, escritos com hieróglifos egípcios, foram registrados em Abydos.

Mais antiga Tumba  pintada no egípcio

A tumba egípcia com pintura parietal sobre gesso mais antiga já conhecida foi descoberta em Hieracompolis. Presumivelmente Pirâmide escalonada de Saqqara contruída pelo faraó Djoser - terceira dinastia egípcia - Pesquisador Urandirsão representadas cenas religiosas que incluem imagens que aparecem repentinamente na cultura egípcia durante três mil anos, como um cortejo fúnebre de barcos, possivelmente, uma deusa de pé, entre dois leões uma roda com diferentes quadrúpedes de chifres, vários exemplos de personagens que chegaram a estar associados com a divindade da primeira cultura e um deles ajudado por uma deusa com os peitos grandes, jumentos e zebras, avestruzes, cabras, leões, empalas, gazelas.

Zoológico mais antigo conhecido em Hieracompolis

A mais antiga coleção zoológica conhecida foi descoberta durante escavações em 2009 de um parque zoológico que data de 3.500 a.C. Animais exóticos, incluindo hipopótamos, antílopes, elefantes, babuínos e dos outros animais foram encontrados nessas ruínas.

Última atividadeestátua em granito do Faraó Huni - pesquisador Urandir

Há alguns túmulos em Heracómpolis que datam do Médio Império, segundo Período Intermediário e do Novo Reino . No túmulo de Horemkhauef uma inscrição biográfica encontrada relata viagens de Horemkhauef a capital do Egito.

Os restos arqueológicos mais importantes do Hieracómpolis são:

Tumba 100, o período Gerzeense , famoso por seus murais, descoberto no final do século XIX, agora destruída, em que cenas de passeios de barco, caça e luta são representados.

O recinto imponente Khasekhemuwy .

O Templo de Horus em Hieracompolis, que foi depositado uma enorme quantidade de oferendas.

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>