5ª Dinastia Egípcia


Uma estela com o nome de Unas no complexo funerário de Sakara - Quinta Dinastia - Pesquisador UrandirA Quinta dinastia de faraós do Egito foi a terceira das quatro dinastias que formaramEstela representando o faraó Menkauhor - Quinta Dinastia- Pesquisador Urandir o Império Antigo. A quinta dinastia faraônica foi um período turbulento. Existem vários indícios de inquietação de natureza religiosa, política e econômica.

A nobreza começava a ameaçar a hegemonia monárquica. O poder do faraó estava ameaçado pelos monarcas. Antes da Quinta Dinastia o faraó era considerado Deus, porém agora, ainda deus, era considerado filho encarnado de Rá, o deus sol e a mais importante divindade egípcia. Cada vez que Rá e seus sacerdotes subiam de importância, o poder do “rei-deus” diminuía. Depois vieram os problemas econômicos, pois o Egito pagou alto preço para a construção das pirâmides, sendo também oneroso mantê-las.

Durante essa dinastia, a religião egípcia sofreu várias alterações importantes. Veio as primeiras versões conhecidas de invocações funerários inscritos nos túmulos dos reis, conhecidos como os Textos das Pirâmides. O culto ao deus Rá cresceu em importância. Mais tarde neste dinastia, o culto de Osíris tornou-se importante.

Entre os nobres egípcios desta vez, Ptah-hotep , vizir do rei Djedkaré Isesi da V dinastia ganhou fama por sua sabedoria. Os “máximas de Ptahhotepforam atribuídas a ele por seus copistas posteriores. Os ensinamentos atribuídos a este vizir Faraó Niuserre - Quinta Dinastia - Pesquisador Urandirencontram-se registados de forma completa no Papiro Prisse (assim chamado devido ao egiptólogo francês Émile Prisse d’Avennes, que o encontrou na necrópole de Tebas no século XIX), datado do Império Médio (c. de 1900 a.C.) e que se encontra na Biblioteca Nacional Ruinas da pirâmide de Neferefré em Abusir - Quinta Dinastia - Pesquisador Urandirde França. Há ainda mais dois papiros que possuem fragmentos do texto e que se encontram no Museu Britânico, datando do Império Médio e do Império Novo respectivamente; para além disso, a tábua Carnavon I no Museu Egípcio do Cairo possui igualmente um fragmento.

Segundo o texto, Ptah-hotep, já de idade avançada, solicita ao rei a possibilidade de retirar-se do cargo. Ptah-hotep solicita igualmente que o seu filho o substitua, algo habitual na sociedade egípcia, onde se espera que o filho seguisse a profissão do pai. O rei aceita a proposta de Ptah-hotep, mas este deve transmitir os seus conhecimentos sobre a vida ao filho, o que funcionará como uma espécie de testamento moral.

A nível da estrutura o texto divide-se num prólogo (no qual Ptah-hotep se apresenta perante o rei pedindo a sua reforma), nos ensinamentos (trinta e sete máximas) e num epílogo. As máximas não seguem nenhum ordem lógica, caracterizando por serem curtas e simples.

Alguns investigadores duvidam que Ptah-hotep, personagem histórica de existência comprovada (viveu em meados do século XXIV a.C.), seja realmente o autor do texto. É provável que este tenha sido apresentado como seu autor para conferir maior autoridade aos ensinamentos. Pirâmide de Sahuré em Abusir - Quinta Dinastia - Pesquisador UrandirDe acordo com Miriam Lichteim, especialista em literatura do Antigo Egipto, o texto foi composto na parte final da VI dinastia.

Outra mudança no período da quinta dinastia são os túmulos dos nobres que Pirâmide de Neferirkaré em Abusir - Quinta Dinastia - Pesquisador Urandirtambém passaram a ser decorados com inscrições, mas em vez de orações ou encantamentos, foram escritas em suas paredes as biografias do falecido.

Tal como no passado, os faraós da quinta dinastia enviaram expedições para depósitos  no Sinai para obter turquesa. Eles também enviaram expedições comerciais ao sul para buscar mirra e outras coisas. Achados arqueológicos provam que fizeram expedições diplomáticas pela região da FeníciaAs descobertas que levam os nomes de vários reis da quinta dinastia encontradas em uma área perto do Mar de Mármara, pode ser evidência de acordos comerciais, mas permanecem sendo uma incógnita.

Lista de faraós:

  •     Userkaf
  •     Sahuré
  •     Neferirkaré
  •     Chepseskaré
  •     Neferefré
  •     Niuserré
  •     Menkauhor
  •     Djedkaré Isesi
  •     Unas

Lista de Faraós da V Quinta Dinastia Egípcia - Pesquisador Urandir Pirâmide de Userkaf em Sakara - Quinta Dinastia - Pesquisador Urandir Sahuré - Faraó da Quinta Dinastia - Pesquisador Urandir

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>