8ª Dinastia Egípcia


A VIII dinastia egípcia está contida no período denominado Primeiro Período Intermediário, que foi uma época em que o poder do Egito estava descentralizado.

Esta dinastia juntamente com a VII teve diversos faraós efêmeros durante um período de grande caos na administração geral daquele país. A maioria dos governantes conhecidos desta época chegaram ao nosso tempo através do Papiro de Turim.

A VIII dinastia surge por volta de 2173 a.C e termina em 2160 a.C. Estava constituída pelos governantes de Memphis, mas sua autoridade se limitava ãs regiões vizinhas.

Os Decretos de Coptos promulgados pelos governantes Neferkauhor e Neferirkara, concedendo honras e abundantes privilégios a Shemay e a seu filho Idi, nos informam da situação da época; esses personagens tiveram os cargos de  monarcas e até de governantes do sul.

O testo dos Lamentos de Ipuur descreve essa situação caótica: reis desacreditados, invasão asiática do Delta, revolucionários desordeiros, destruição das tumbas e documentos reais, ateísmo e divulgação de segredos religiosos. A queda da velha ordem!

Foi uma dinastia curta que durou por apenas 13 difíceis anos. pois após o longo reinado de Pepi II na VI dinastia, o governos egípcio se desintegrou em vários pequenos reinados, além disso, a região do delta havia sido invadida por asiáticos. Tudo isso refletiu em diferenças nas artes de cada local, na elaboração de cerâmicas, artigos funerários e o entalhe em pedras. O país só seria reunificado com o governo de Mentuhotep II na XI dinastia.

Lista de faraós

Como na maioria das dinastias anteriores a 18ª, a ordem, os nomes e a data de reinados dos soberanos são incertas.

  • Neferkamin Anu
  • Qakare Ibi – (governou por 2 anos, 1 mês e 1 dia, segundo o Papiro de Turim )
  • Neferkaure II – (governou por 4 anos e 2 meses)
  • Neferkauhor – (governou por 2 anos, 1 mês e um dia)
  • Neferirkare

Lista de Faraós da VIII  Dinastia Egípcia - Pesquisador Urandir

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>