9ª Dinastia Egípcia


ARecipiente com o nome de Jety ou Kheti -  Museu do Louvre - IX  Dinastia - Pesquisador Urandir IX dinastia egípcia está contida no período denominado Primeiro Período Intermediário, que foi uma época em que o Egito estava dividido e sendo governado ao mesmo tempo pelas IX, X e XI dinastias.

Essa IX e a X dinastia são também conhecidas por dinastias heracleopolitanas, pois tiveram como capital a cidade de Heracleópolis.

Nessa época o Egito estava politicamente dividido, o país sofria periódicas incursões de tribos asiáticas vizinhas, aproveitando a situação caótica reinante.  Aktoés deu um golpe de estado e se auto-proclamou faraó, marcando assim, o começo da IX Dinastia, ainda assim, sua autoridade só foi reconhecida nas regiões mais próximas.

Segundo alguns pesquisadores, essa dinastia teve sua capital em Heracleópolis e foi fundada por Aktóes que se comportou mais cruelmente que os reis antecessores, provocando o lamento em todo o Egito. Posteriormente o faraó enlouqueceu e morreu num ataque de crocodilo. A marca desse rei foi calamidades e sofrimento para o povo egípcio.

Foram identificados os nomes de alguns governantes dessa dinastia, mas as datas e duração de seus reinados são incertos.

Lista de faraós

Como na maioria das dinastias anteriores a 18ª, a ordem, os nomes e a data de reinados dos soberanos são incertas. Os faraós da IX e X dinastias confundem-se e não se sabe ao certo qual faraó pertence a qual dinastia. Abaixo duas possíveis listas de governadores.

  •     Akhtoy Meryibtowe
  •     Akhtoy Wahkare
  •     Akhtoy Nebkaure
  •     Merykare

Lista de Faraós da IX  Dinastia Egípcia - Pesquisador Urandir

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>