Dinastias


tabela dinastias - Pesquisador UrandirNossos próximos artigos falaremos sobre a história do Egito Antigo e detalhar suas dinastias. Mas para começar, o que é uma “dinastia“?

Dinastia é uma sequência de governantes considerados como membros da mesma família. Historiadores consideram tradicionalmente muitos estados soberanos da história num quadro de sucessivas dinastias, por exemplo, o Antigo Egito, Império Persa, e a China Imperial. Grande parte da história política europeia é dominada por dinastias, como os Carolíngios, Capetianos, Bourbons, Habsburgos, Stuarts, Hohenzollerns e os Romanovs.

Cronologia – Dinastias

A cronologia egípcia está em constante modificação devido as novas descobertas que são realizadas (tanto arqueológicas, como tecnológicas).

Em alguns períodos, suas datas são aproximadas. Geralmente para realizar o cálculo dos anos, fontes antigas como a Lista Real de Abydos e o Papiro Real de Turim são de suma importância. A maioria dos nomes possuem mais de uma forma de escrita.

Os nomes dos governantes até a XVIII dinastias também não são muito confiáveis pois não há registros exatos dessa época.

É comum, dessa forma, encontrarmos referências e listas de faraós bem diferentes entre si.

A grafia também pode variar dependendo da fonte, por exemplo, a Lista real de Abydos pode também aparecer como Lista Real de Abidos.

Lista Real de Abydos ou Abidos

Lista Real de Abidos é a designação dada a uma lista existente numa parede de um corredor do templo de Seti I em Abidos, na qual foram gravados 76 nomes de faraós que governaram o Antigo Egipto.

A lista inicia-se com Menés e termina no próprio Seti I.

Para saber mais sobre a Lista de Abidos clique aqui.

 

Papiro de Turim ou Cânone Real de Turim

Fragmento do Papiro Real de Turim - Pesquisador UrandirO Papiro de Turim ou Cânone Real de Turim, também conhecido como Lista de Reis de Turim ou Papiro Real de Turim, é um papiro com textos em escrita hierática, custodiado no Museu Egípcio de Turim, ao qual deve o seu nome.

Para saber mais sobre o Papiro Real de Turim clique aqui.

 

 

 

Lista de Maneton

 

Aegyptiaca - Maneton  - Pesquisador UrandirMâneton ou Manetão foi um historiador e sacerdote egípcio natural de Sebenitos (em egípcio antigo, Tjebnutjer) que viveu durante a era ptolemaica durante aproximadamente o século III a.C., embora alguns historiadores afirmam que ele seria natural de Roma, e teria escrito sua obra por volta de 200 d.C.

Mâneton escreveu a Aegyptiaca (História do Egito), em grego e aparentemente encorajado pelo primeiro Ptolemeu a obra tem grande interesse para egiptólogos, e que frequentemente é utilizada como evidência para a cronologia dos faraós. A referência mais antiga à sua obra foi feita pelo historiador judeu Josefo em sua obra Contra Ápion.

Mâneton tinha conhecimento dos registros antigos, e o seu texto foi largamente baseado neles, mas ele inclui também algumas lendas populares egípcias. Quando Mâneton menciona as lendas, ele assim o diz, mostrando os casos em que sua fonte não eram os documentos.

Quer saber mais sobre Maneton? clique aqui

 

Hecateu de Abdera

 

O historiador grego, Hecateu de Abdera, que viveu no tempo do primeiro Ptolemeu, escreveu uma história do Egito, Aegyptiaca, escreveu baseado em informações locais, mas muito do seu texto foi inventado, de forma a apresentar aos gregos uma versão idealizada do Antigo Egito. Hecateu deu aos gregos o que eles queriam. Mâneton, com sua listagem seca de dinastias de deuses e reis, não tinha chance de competir com a versão romanceada de Hecateu.

Hecataeus de Abdera foi historiador e filósofo cético que escreveu no século IV a.C . Ele foi contemporâneo de Alexandre, o Grande e Ptolomeu I. Ele era um discípulo de Pirro . Ele gozava de grande reputação pelo seu vasto conhecimento. Ele viveu no Egito e viajou o Nilo para Tebas (Egito) . Ele escreveu uma “História do Egito,” a “História da Filosofia” no Egito (talvez a primeira parte do trabalho) e “História dos Judeus”. O Suid com os atributos também funciona em Homer e Hesíodo .

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>