De malas prontas pro Egito: Curiosidades Parte I 4


Curiosidades do Egito - Pesquisador UrandirNosso tema de hoje é Egito Atual: Curiosidades!!! Vamos começar a primeira parte explanando um pouco sobre o dinheiro e as moedas desse lindo país que receberá a próxima Expedição Equipe Zigurats e Projeto Portal, com a liderança de Urandir Fernandes de Oliveira. Serão mais de 200 (!!!) pesquisadores nessa expedição histórica e tão aguardada. Confira abaixo:

 

Dinheiro: Libra Egípcia

A libra egípcia é a moeda oficial do Egito.  Localmente a libra é chamada de pound. Veja como se entender com o dinheiro egípcio: 1 libra egípcia (ou pound) equivale a 100 piastras (ou “centavos”), ou seja, 3 libras egípcias são 300 piastras. Os valores faciais das cédulas egípcias são: 1 pound, 5 pounds, 10 pounds, 20 pounds, 50 pounds e 100 pounds, esta última mostrando a Esfinge de Gizé. Todas elas são muito ricas em detalhes e cores, e a predominância da língua é o árabe, que divide espaço com o inglês, decorrente da colonização britânica.

As cédulas são ornamentadas com variados lugares e personagens, bem como são cunhados nas moedas. A de 10 piastras, por exemplo, apresenta a imagem da mesquita de Mohamed Ali, localizada no Cairo, capital do Egito. Já a de 50 piastras mostra Cleópatra, enquanto na bimetálica é possível ver a famosa máscara mortuária de Tutankhamon.

1 pound - dinheiro Egito - Pesquisador Urandir5 pound - Dinheiro Egito- Pesquisador Urandir10 pound - Dinheiro Egito - Pesquisador Urandir20 pound - Dinheiro Egito - Pesquisador Urandir50 pound - Dinheiro Egito - Pesquisador Urandir100 pound - Dinheiro Egito - Pesquisador Urandir25 piastres - ou centavos - Dinheiro Egito - Pesquisador Urandir50 piastres - ou centavos - Dinheiro Egito - Pesquisador Urandirmoedas do Egito - Pesquisador Urandir

Em qualquer lugar do mundo é arriscado sair do aeroporto sem a moeda local na carteira, afinal imprevistos acontecem. No Egito, redobre a atenção. No aeroporto do Cairo há caixas eletrônicos antes do controle de passaportes e depois das esteiras de bagagem. Escolha notas de valores baixos para facilitar negociações e trocos (não se assuste se não receber o troco). Caso opte por trocar dólares ou euros na casa de câmbio, dê uma olhada na cotação antes e faça a conta (não confie apenas no cálculo do funcionário) e confira com atenção as cédulas entregues. Cartões de crédito Internacionais são aceitos normalmente nas lojas e restaurantes, mais comum são Visa e Mastercard. Tenha dinheiro em espécie pois nem todos os comércios aceitam cartões. Pedir gorjeta é um hábito no Egito - Pesquisador Urandir

Mesmo a gorjeta fazendo parte da cultura de muitos países, no Egito é muito pior… então acostume-se com o “bakhsheesh” – a taxa de serviço, a gorjeta, o trocadinho, qualquer nota ou moeda dando sopa na carteira. O serviço pode ser excelente ou uma porcaria… somos “obrigados” a pagar. E acredite, tudo, absolutamente tudo eles cobram gorjeta, até mesmo uma foto que você tirar de uma pessoa vestida tipicamente corre o risco de ser cobrado por isso. E eles não aceitam um “não” como resposta, são insistentes e só te deixam em paz após receber o bakhsheesh.


Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

4 thoughts on “De malas prontas pro Egito: Curiosidades Parte I

  • Maria Cristina Yparraguirre de Barros Barreto

    sou grata pelas informações importantes que encontrei aqui é como me comportar e ter uma estagia com foco no conhecimento !!! Muito bom …

  • Maria Fatima Alencar

    Ágradecida pelas informações.
    Gostaria de saber o seguinte:
    Em São Paulo ou Rio de Janeiro temos como trocar dólar pela Libra Egipcia,? aqui em Natal não existe a moeda Egipcia.

    • admin Autor

      Olá Maria Fátima
      A forma mais simples de cambio é comprar dólares em qualquer casa de cambio brasileira e trocar no Egito conforme sua necessidade. Mas se quiser já sair do país com as libras egípcias o ideal é pesquisar nas casas de cambio de São Paulo, pois terá maiores chances de encontrar.
      Abraços
      PortalPesquisa.com