Malas Prontas pro Egito: Como se vestir? 10


Malas Prontas pro Egito - Pesquisador Urandir - 2015   Ás vésperas  da Expedição Zigurats e Projeto Portal ao Egito, com a liderança do pesquisador Urandir Fernandes de Oliveira, nossa redação preparou uma série de matérias que ajudará no planejamento de sua viagem ao Egito. Hoje falaremos sobre  vestuário apropriado no Egito.

Vale lembrar que quando fazemos uma viagem, estamos de “visita” em um país que não é o nosso, logicamente com costumes e leis bem diferentes…. Sendo assim, cabe ao visitante respeitar e se enquadrar nas leis e costumes locais.

Sabendo que o Egito é um país de maioria muçulmana e, mesmo tentando se modernizar, existe ainda uma rigidez com relação a forma de se vestir e se comportar. Dessa forma, esqueça decotes e pernas de fora. Não use camisetas regatas e roupas justinhas que marcam o corpo. Mini-saia, shorts, frente única e “tomara que caia” nem pensar! Isso é inaceitável até para as mulheres de lá.

Num país islâmico, mesmo sendo turista, você poderá sofrer ofensas na rua tanto por homens quanto por mulheres. O Egito tem leis severas de proteção ao turista, mas como um bom visitante, é de bom tom respeitar os donos da casa.

Use roupas leves, porém fechadas. Os cabelos longos, devem estar presos, de preferência com um lenço na cabeça. Qualquer turista chama muito a atenção, então é bom se igualar ao máximo com os locais. Claro que não Egípcias de Hijab - Pesquisador Urandir - 2015precisa usar burca, mas mantenha-se discreta respeitando os costumes locais.

Egípcia de Chador - Pesquisador Urandir - 2015Evite maquiagens extravagantes. Faça algo leve, pra não chamar a atenção. Maquiagem pesada é estranha para os costumes locais

No Egito você verá diversos tipos de vestimentas, algumas até inspiradas em modelos ocidentais, já que o país é bem cosmopolita e tem muito contato com o exterior. Dentre as mulheres, a peça mais usada é o hijab que é um pequeno lenço jogado para trás.

Porém, existem mulheres mais tradicionalistas que seguem mais a risca a vestimenta correta, usando vestidos largos e um hijab maior e mais largo, que chama khimar. É um véu bem longo e que às vezes chega quase até a cintura. Tem outros tipos também, como o chador.

Tem também o Niqab, que cobre todo o corpo e só deixa os olhos da mulher de fora. Geralmente a roupa é toda preta e muitas ainda usam luvas, para nem as mãos mostrarem, mas é diferente da burca.

Para os calçados, procure escolher modelos confortáveis e fechados , pois mostrar os pés também nao é comum. De preferência aos tênis, que não aperte seu pé, já que no calor e caminhando os pés tendem a inchar . Chinelos não é uma boa opção,egipcias com burca - Pesquisador Urandir - 2015 lembre-se que você andara na areia (quente!) e ter areia por entre os dedos não deve ser nada confortável.

Por uma questão de respeito aos costumes locais (e às mulheres locais, sobretudo), não custa uma dose extra de cuidado no preparo da bagagem para um destino como esse, e uma das premissas básicas do bom viajante é respeitar os costumes dos anfitriões e respeitar o local visitado. Vestir-se de maneira adequada para o destino e os costumes/tradições locais também é uma questão de bom senso.

Não perca as próximas dicas para aproveitarmos ao máximo a Expedição Egito da Equipe Zigurats, sem dúvidas a viagem mais esperada por todos do Projeto Portal

Veja abaixo os modelos tradicionais das mulheres muçulmanas:

   Burca - Pesquisador Urandir niqab - Pesquisador Urandirchador - Pesquisador UrandirAl-amira - Pesquisador Urandirshayla - Pesquisador Urandir


Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

10 thoughts on “Malas Prontas pro Egito: Como se vestir?

  • Helena Costalunga

    Muito boa a iniciativa! Muito apropriado para orientar as mulheres ocidentais, latinas e, por fim, brasileiras. Caso contrário, tenho certeza absoluta, reviveríamos cenas já lidas e ouvidas na história: apresentarem as meninas do PP!
    Assim evitaremos este constrangimento.

  • Maria Cristina Yparraguirre de Barros Barreto

    Muito obrigada pelas informações super importantes para um país tão singular, de como nos comportar e nos vestir, evitando constrangimentos ! Gostaria que se fosse possível colora aqui também o clima tanto diuno como noturno afim de fazermos as pesquisas de acordo com o clima. Este já deixo meus mais sinceros agradecimentos! Ui tomara que chegue logo …… Vibracao !!!

  • Valéria Katko

    Agradeço muito essas dicas para evitarmos problemas e realmente cumprirmos nossa tarefa no Egito de propagação.
    Vamos arrumas a mala, lembrando que devemos levar o que aguentamos carregar, ou seja somente o necessário, pois o extraordinário é demais!
    Rumo ao Egito levar e buscar conhecimento!

  • MARIA ARAUJO

    muito útil essa informação ! Muito apropriada pois orienta muito bem ás mulhers que pretendem viajar para esse país único e singular berço das civilizações!

  • Ana Carvalho

    ótima dica! eu concordo com vocês e precisava reafirmar minha intenção de usar roupas compostas, durante o tempo que ficarei no Egito. particularmente, não acho nada elegante desrespeitar a cultura local.