Hominídeos de 1.2 milhões de anos encontrados na Espanha


humanóides de 400 mil anos encontrados sítio arqueológico de Atapuerca na Espanha - arquivo urandir pesquisa 2015

A equipe de pesquisadores que está trabalhando no sítio arqueológico de Atapuerca na Espanha, coletou no local  vários restos de crânios de hominídeos cuja idade é estimada por volta de 430 mil anos.

Juan Luis Arsuaga,Urandir pesquisa 2015 - humanóides de 400 mil anos encontrados na Espanha um dos diretores das escavações, afirmou à imprensa em coletiva no dia 22 de julho de 2015 que alguns dos fragmentos serão utilizados para completar um dos dezessete crânios “que já estão sendo montados” com os resultados das escavações dos últimos anos nessa mesma área, embora tenham surgido novos restos mortais.

Assim, em destaque a localização de um fragmento de uma parte dianteira do crânio a partir de agora irá ser submetido a estudos de laboratório.

O local conhecido como Pit of Bones, onde escavações ocorrem sistematicamente desde 1984, que até agora foram recuperados cerca de sete mil fósseis humanos de praticamente todas as partes do esqueleto, que pertenciam a pelo menos vinte indivíduos de ambos os sexos e de várias idades.

No balanço da operação deste verão, em que participaram cerca de 200 pesquisadores, destaca-se a iminente abertura de uma nova etapa de escavações nesse depósito, qcuja riqueza sugere trabalho para “várias gerações de cientistas”, afirmou outro dos diretores, Eudald Carbonell.Diretor Eudald Carbonell comenta sobre humanóides de 400 mil anos encontrados sítio arqueológico de Atapuerca na Espanha - urandir arquivo pesquisa 2015

Em sua opinião, “isto é apenas o começo apesar de carregar quase quarenta anos trabalhando em Atapuerca” porque após esta campanha pode confirmar que “o velho continua e surge o novo.”

Uma das principais inovações do trabalho futuro vai ser o início das escavações na caverna dos fantasmas, local onde já foram feitas várias prospecções neste ano.

Embora não se possa garantir ainda com absoluta certeza que idade pertencem os restos que estão localizados nessa caverna, Eudald Carbonell afirmou que nos três metros em que foram realizadas sondagens neste verão, pode-se cogitar idades de 300.000 anos de idade e abaixo, sem contar os dez ou onze metros abaixo que ainda possuem sedimentos.

Sítio arqueológico de Atapuerca na Espanha onde foram envcontrados humanóides de 400 mil anos- arquivo urandir pesquisa 2015Jose Maria Bermudez de Castro, outra diretora da pesquisa, estima que vai demorar dois ou três anos para começar a trabalhar com maior extensão na caverna porque deve ser removida grandes quantidades de sedimentos.

Restos de humanóides de 400 mil anos encontrados na Espanha - arquivo urandir 2015Bermudez de Castro estimou que uma outra área dos locais onde este verão eles trabalhavam, os sedimentos são calculados entre 300.000 e 500.000 anos de idade e que levará algo entre cinco e oito anos para atingir o nível de Gran Dolina TD-6. No TD-6 foram localizados em 1994 restos de vários indivíduos de 900.000 anos, classificados como uma nova espécie, o Homo Antecessor, apenas encontrados até agora em Atapuerca.

Bermudez de Castro explicou que nesta área foram encontradas ferramentas de pedra que confirmam a presença de hominídeos cerca de um milhão de anos atrás.

Dessa forma, seria preenchida a lacuna entre 400.000 anos entre os restos achados na “Sima del Elefante”, de 1,2 milhões de anos atrás, e Homo antecessor entre 800.000 e 900.000 de anos atrás.

Esqueletos de humanóides de 400 mil anos encontrados na Espanha

Esqueletos de humanóides de 400 mil anos encontrados sítio arqueológico de Atapuerca na Espanha - arquivo urandir 2015   Pesquisa urandir 2015 - humanóides de 400 mil anos encontrados sítio arqueológico de Atapuerca na Espanha - arquivo urandir pesquisa 2015    Urandir 2015 pesquisa espanha - humanóides de 400 mil anos encontrados na Espanha

fonte da notícia: Agência EFE

 

Deixe seu comentario

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>