Dinastia Ptolomaica


Árvore genealógica Dinastia Ptolomaica - Pesquisador UrandirA dinastia ptolemaica (ou ptolomaica) foi uma dinastia macedónia que governou o Egito de 305 a 30 a.C.. Recebe a designação devido ao facto dos seus soberanos terem assumido o nome Ptolemeu (ou Ptolomeu, do grego Ptolemaios).

É também conhecida como dinastia lágida em função do nome do pai do fundador da dinastia. Ptolomeu foi um dos generais de Alexandre Magno.

A dinastia insere-se no período helenístico, época que decorre entre a morte de Alexandre e a ascensão do Império Romano, durante a qual se assistiu à difusão da civilização grega pela bacia do mar Mediterrâneo, criando novas formas artísticas, religiosas e políticas.

Embora tivesse uma origem estrangeira, a dinastia ptolemaica respeitou a cultura egípcia, revivendo alguns dos seus aspectos do passado e adotando as suas divindades.

Os faraós desta dinastia foram responsáveis por várias construções, entre as quais se destacam a cidade de Alexandria (com o seu farol e biblioteca), o templo de Hórus em Edfu e o templo de Ísis em Filas.

Lista de reis da Dinastia Ptolomaica - Pesquisador Urandir

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *